top of page

- participação em uma formação anual por meio de encontros semanais com POIE e o grupo de monitoria para elaboração de pautas, orientações sobre o papel de cada um em relação ao grupo e aos demais alunos da sala, corresponsabilidades, estudo, pesquisa, comunicação e publicação na internet, participação no ambiente virtual de aprendizagem onde o projeto é desenvolvido com todas as escolas da rede.

 - A função do aluno-monitor não é simplesmente executar tarefas repassadas pelo POIE, mas também colaborar nas ações promovidas no laboratório de informática para o desenvolvimento de um projeto anual de colaboração e interação em ambientes virtuais de aprendizagem. E essas ações não se restringem à execução das atividades; começam pela construção da parceria entre o monitor e o POIE, desde a elaboração do planejamento até a avaliação.

 - O monitor não é aluno, nem professor. Ele contribui de forma decisiva com seus conhecimentos de tecnologia para fazer a ligação entre os alunos da escola e o projeto. Com esse papel, o aluno-monitor torna-se o elo entre a POIE, professores e alunos contribuindo assim com a inclusão da escola na cultura digital e o desenvolvimento de habilidades para pesquisar, comunicar e publicar na Internet.

 - Propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa e desenvolver o protagonismo juvenil, envolvendo o monitor nas atividades como co-responsável, é também promover uma postura ética nesse aluno frente aos compromissos e aos envolvidos no projeto. Neste sentido, a formação do aluno-monitor significa a promoção do seu desenvolvimento por meio do exercício responsável do fazer, e que o valoriza ao ser considerado como fonte de cooperação para o trabalho.

TIC – ALUNO MONITOR

Dia e horário: às segundas e quartas-feiras das 14h15min às 15h45min

 

 2016 -  Na Informática Educativa, produção de uma animação sobre a Evolução da TV e produção de um game - labirinto fantasma, utilizando o site educacional Scratch

bottom of page